Educação no Brasil

Educação

Segundo a Constituição Brasileira educação é um direito para todos, dever do Estado e família. E mesmo com a queda do analfabetismo no país, a falta de educação no Brasil ainda é alta, afetando as regiões de menos aquisição financeira. A alfabetização faz parte da educação e preparação do indivíduo, mas não pode ser vista apenas como uma etapa para ensinar o cidadão a ler e escrever.

O Ministério da Educação define que toda criança deve frequentar a escola no mínimo por 9 anos, mas só este ensino não é suficiente para o candidato enfrentar um exame após o término do Ensino Médio. Conheça o Educa Mais Brasil.

O governo tem estabelecido vários programas educacionais que dão acesso a instituições do ensino superior. Já na quarta e oitava série tem estabelecido o Prova Brasil, onde os alunos respondem a questões de português direcionado mais para leitura e matemática direcionada para a resolução de problemas.

Com os resultados das provas, o Mec junto de outros sistemas educacionais buscam aprimorar a qualidade de ensino dentro das salas de aulas podendo assim dar fim ou diminuir as debilidades existentes. O desempenho das provas é exposto para toda sociedade que a partir dos dados e resultados podem acompanhar a política que será aplicada para rever a qualidade da educação das redes de ensino, tanto nas regiões urbanas como rurais.

O levantamento da Prova Brasil também recolhe informações como: número de alunos que participaram da prova, média de horas-aulas diárias, o empenho dos professores, justamente com ensino superior, as taxas de rendimento escolar (abandono, reprovação e aprovação) e outros fatores.

Se tratando do ingresso na Faculdade existe outro requisito que muitas instituições solicitam para verificar o desempenho do aluno, é a prova do Enem (Exame nacional do Ensino Médio).

Outra opção ingressar em cursos é o Educa +, um programa que disponibiliza bolsas de estudo de até 70%, assim o boleto do Educa Mais Brasil vai ter um valor muito menor.

Já a prova do Enem avalia a qualidade do Ensino Médio feito por cada aluno e com a nota o candidato pode adquirir uma bolsa de estudos parcial ou integral, basta conseguirem um bom resultado.

A busca por um lugar melhor no mercado começa no ensino superior ou até em cursos técnicos que oferece formas dos candidatos se especializarem em alguma profissão ou carreira. Muitos jovens adiam a entrada no mercado de trabalho para terem tempo de investir somente em seus estudos, porque todo aquele que quer frequentar uma instituição educativa de ensino superior é obrigado a enfrentar o tão temido vestibular e para estudar é necessário ter tempo e dedicação. É através do vestibular que as instituições avaliam a habilidade de cada aluno.