Abono PIS 2018: Como Funciona?

Uncategorized

Abono PIS 2018: Como Funciona?  Saiba agora como funciona o PIS 2018, quem tem direito a receber o Abono Salarial e como fazer para sacá-lo! Acompanhe as informações abaixo e saiba tudo sobre o Abono PIS 2018: Como Funciona?

Abono Salarial do Trabalhador
Abono Salarial do Trabalhador

O PIS – Programa de Integração Social – é um benefício concedido a todo funcionário da iniciativa privada, que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, o abono salarial, entre outros. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e administrado pelo Ministério da Fazenda. Confundido por muitos com o PASEP, o PIS é o benefício dos funcionários privados sendo pago pela Caixa; o PASEP é benefício dos funcionários públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.

Para ter direito ao Abono Salarial do PIS 2018, que tem o valor de 1 salário mínimo, o trabalhador precisa atender a certos requisitos, entre eles:

  • O trabalhador deverá estar devidamente cadastrado no PIS no mínimo por 5 anos;
  • Ter recebido uma remuneração mensal média de no máximo 2 salários mínimos durante o ano-base;
  • Deverá ter exercido uma atividade que tenha sido remunerada, ao menos por 30 dias, podendo ser consecutivos ou não, e que tenha sido no ano-base do benefício;
  • E suas informações deverão ter sido enviadas corretamente pela empresa através da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

O pagamento do calendário Caixa PIS 2018 pode ser feito de várias formas:

  • Através de crédito diretamente na conta do trabalhador, caso este já possua uma conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal;
  • Pode ser feito através de crédito na folha de pagamento do trabalhador;
  • O pagamento do Abono Salarial também pode ser feito através dos Caixas Eletrônicos e nos Correspondentes Caixa Aqui, desde que o trabalhador já tenha o Cartão do Cidadão.
  • Caso não tenha o Cartão do Cidadão, poderá sacar o Abono Salarial indo pessoalmente a uma agência da Caixa e apresentar o número do PIS e um documento de identidade com foto.

O pagamento do Abono Salarial é feito de acordo com o Calendário, por isto é importante ficar atento para não perder o prazo.

Outro detalhe importante é que de acordo com a Medida Provisória nº 665, todo trabalhador, para receber o Abono Salarial, precisará comprovar ter exercido alguma atividade remunerada, ininterrupta, ao menos por 180 dias no ano-base!

Como sacar o PIS 2018
Como sacar o PIS 2018

Empregada doméstica não tem direito ao Abono Salarial do PIS porque elas estão vinculadas a uma pessoa física, que é a pessoa que a contratou e somente quem trabalha para pessoa jurídica tem direito ao Abono Salarial.

O calendário PIS Caixa 2018 é o seguinte:

  • Nascidos nos meses de julho, agosto e setembro: pagamento dia 14 de julho de 2018.
  • Nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro: pagamento dia 13 de agosto de 2018.
  • Nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março: pagamento dia 15 de setembro de 2018.
  • Nascidos nos meses de abril, maio e junho: pagamento dia 13 de outubro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *